Quem foi Rolando Toro?
Back
criador do sistema Biodanza.

 

 

Rolando Toro

O fundador do Sistema de Biodanza® foi o psicólogo, antropólogo, poeta e pintor chileno Rolando Toro Araneda (1924-2010).

Psicólogo e antropólogo lecionou Psicologia da Arte e da Expressão na Pontifícia Universidade Católica do Chile e Antropologia Médica da Escola de Medicina da Universidade do Chile, bem como realizou pesquisas sobre a expansão da consciência e sobre a criatividade. Foi nomeado professor emérito da “Universidade Abierta Interamericana de Buenos Aires, Argentina. Foi também poeta e pintor, publicou vários livros de poesia e de psicoterapia e também fez exposições de pintura no Brasil e na Itália. Em 2001, foi indicado ao Prêmio Nobel da Paz por sua criação, a Biodanza.

Rolando buscou inspiração em fontes antropológicas e etnológicas, nas ciências da vida, para a criação de um sistema integrador. Entre os anos de 1968 e 1973 começou suas experiências com a Biodanza (chamada neste período Psicodanza). Aplicou este sistema no Hospital Psiquiátrico de Santiago e no Instituto de Estética da Universidade Católica de Chile.

Em 1965, sendo membro docente do Centro de Estudos de Antropologia Médica da Escola de Medicina da Universidade de Santiago do Chile, Rolando Toro realizou as primeiras investigações com música e dança no Hospital Psiquiátrico de Santiago.

 

Através do tempo foi possível registar, com precisão, as respostas neurovegetativas, as modificações comportamentais e as mudanças no estilo de vida.

Foram efectuadas medições do rendimento psicomotor, neurovegetativo, endócrino e imunológico. 
O estudo sistemático do processo evolutivo dos alunos, dentro das 5 linhas de potencial humano, tem sido feito de forma constante.

O modelo teórico de Biodanza® é actualmente muito sofisticado e permite a sua aplicação a todas as pessoas e a grupos especificos..

Toro viveu no Chile, Argentina, Brasil e Itália, e até o momento da morte, foi presidente da Biocentric International Foundation (IBF), entidade que coordena o sistema Biodanza em todo o mundo.