Biodanza SRT - um caminho de Integração
Back

A Biodanza é por definição, um sistema de integração de potenciais humanos.

O principal objetivo da Biodanza® é de facilitar a integração da Identidade, criando as condições para que esta se revele e desenvolva através dos cinco  potenciais genéticos humanos que Rolando Toro Araneda agrupou em 5 linhas de Vivência:  vitalidade (Autonomia/atividade, Jogo, Saúde), sexualidade (Sensualidade, Erotismo, carícias), criatividade ( Intuição, Fantasia, Imaginação, Transformação)  afetividade (amizade, união, altruismo, solidariedade) e a transcendência ( serenidade, vinculação ecológica)

 

O principal objetivo da Biodanza é a integração da Identidade, ou seja: 

 

Integração ao nível existencial:
Integração entre sentir, pensar e agir, criando coerência e espontaneidade nas ações quotidianas. Integração entre o pessoa e a espécie, a pessoa e a natureza, entre a vida e a obra..

Integração ao Nível fisiológico:
Integração entre as partes do corpo e resgate de padrões orgânicos de funcionamento, isso quer dizer, dissolver tensões, regular ritmos, regulação do sono e da tensão arterial, integrar emoções, reforço do sistema imunilógico. Respeitar, portanto, pautas básicas do organismo, dissolvendo o stress e evitando o mau funcionamento fisiológico gerado por um estilo de vida acelerado. Reforça o Equilíbrio neurovegetativo e efeito harmonizador orgânico.

Integração ao Nível Psicológico:
Integração entre a pessoa e seu grupo, resgatando a possibilidade de vinculação e cuidado e dissolvendo padrões competitivos e defensivos de comunicação. Reforça autoestima devido à integração da Identidade pela alegria e prazer de Viver, melhora as relações com a própria pessoa, os outros e mundo em geral. Reforça a capacidades de expressão e comunicação pessoais e desenvolve as relações de reciprocidade e feedback.Aumento da auto-estima e da motivação para viver.

Integração ao nível motor: 

 

Integração auditivo-motora:

 Desenvolve categorias de movimento humano, tais como, integração de ritmo e de melodia, de coordenação, fluidez, impeto vital,elasticidade, equilibrio, resistência, potência, sinergismo, .. Os exercícios de Biodanza melhoram a postura e multiplicam os recursos expressivos na medida em que melhoram o estilo de vida e a percepção do mundo.

 

Integração afetivo-motora

Através de danças especificias de integração do ritmo e da melodia desenvolve a capacidade de ser fedigno aos seus sentimentos e emoções, pensamentos e sensações.....de agir em coerência com o que vive, sente e pensa. Estimula a autenticidade e expressão integrada de sentimentos profundos e realiza a Integração da Identidade através do encontro humano favorecendo a capacidade de relacionar-se de forma mais terna e poética.

 

Integração Sensitivo-motora:  

Estimula a região límbico-hipotalamica facilitando as percepção cenestesica, as sensações corporais prazerosas, percepção do corpo como uma unidade viva e harmoniosa; desenvolvimento da sensibilidade,leveza, agilidade e flexibilidade. Eleva a qualidade de vida.

 

É um caminho de integração, por isso dançamos regularmente todas as semanas

Não é necessário saber dançar, PARA INTEGRAR a DANÇA da VIDA basta QUERER!